Se você deseja ter maior contato com a natureza em suas férias, então deveria aproveitar a viagem para visitar o Parque Estadual de Ilhabela. A região é considerada um verdadeiro refúgio natural, com um rico ecossistema e a vegetação de Mata Atlântica ainda intacta.
E não é só isso. O Parque oferece muitas opções de lazer para os visitantes que gostam de aventuras. É possível fazer trilhas por lá, conhecer lindas cachoeiras, andar de jipe, entre outras atividades.
Que tal sair da rotina e conhecer as belezas do litoral paulista? Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Parque Estadual de Ilhabela para que a sua viagem seja ainda mais inesquecível. Confira!
O Parque Estadual de Ilhabela
O Parque foi inaugurado para visitação em 20 de janeiro de 1977, por meio do Decreto nº 9.414/77. Atualmente, toda a região é gerenciada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O objetivo é assegurar proteção à Mata Atlântica e à vida selvagem da região, incluindo a área da Ilha de São Sebastião e as pontas das Canas e da Sela.
A região contém mais de 12 ilhas e 2 ilhotes. Ela abrange uma área de cerca de 27.025 hectares (270 quilômetros quadrados), o que significa aproximadamente 85% de todo o território do arquipélago de Ilhabela.
A temperatura na região é bem agradável, com características do clima tropical úmido. Existe uma grande incidência de chuvas no local, pois a grande cadeia de picos e montanhas do Parque Estadual impede a passagem das nuvens e dos ventos oriundos do oceano.
Além disso, o ecossistema é muito variado. Além da Mata Atlântica, é possível apreciar a restinga e os manguezais do Parque, que abrigam milhares de espécies de animais, alguns em extinção. Os principais exemplos são:
- jaguatirica;
- tucano;
- maritacas;
- cururuá.
O que fazer no Parque de Ilhabela
Ilhabela não apresenta apenas lindas praias e areia branquinha. Existem várias outras opções de lazer pela região. Conheça algumas dicas sobre as principais atrações do Parque.
Trilhas
Alguns picos de montanhas chegam a atingir mais de 1000 metros de altitude, o que faz do Parque um excelente lugar para trilhas. Durante todo o trajeto, o turista vai observando o ecossistema variado da região.
Porém, é preciso estar atento aos horários. O Parque abre diariamente para trilhas às 8h e encerra as atividades às 17h. É necessário que o visitante saia do Parque até as 18h. O acesso a pedestres e ciclistas é livre. Contudo, há um limite diário permitido para a passagem de automóveis: 65 jipes, 42 carros particulares e 60 motos.
Confira as principais trilhas.
- Trilha do Pico do Baepi (1025 metros);
- Trilha do Papagaio (1037 metros);
- Trilha do Pico de São Sebastião (1379 metros);
- Trilha da Cachoeira da Lage Preta;
- Trilha do Bonete;
- Trilha de Castelhanos;
- Trilha da Água Branca;
- Trilha da Cachoeira dos Três Tombos;
- Trilha do Poço;
- Trilha do Veloso.
Visitar cachoeiras
Conheça as cachoeiras mais visitadas pelos turistas:
- Cachoeira dos Cinco Poços;
- Cachoeira da Toca;
- Cachoeira do Boi e Friagem;
- Cachoeira de Paquetá;
- Cachoeira dos Três Tombos;
- Cachoeira do Veloso;
- Cachoeira da Laje;
- Cachoeira de Água Branca
Andar de jipe
Existem agências de turismo que oferecem o passeio de jipe dentro do Parque Estadual de Ilhabela.
Se você for ao litoral paulista, não deixe de conhecer o Parque Estadual de Ilhabela. A visita ao local é uma ótima oportunidade para ter contato com a natureza. Afinal, não é sempre que encontramos a Mata Atlântica preservada, uma rica variedade de flora e fauna, diversas cachoeiras e outras atividades para o lazer. Então, não hesite e inclua já esse destino no seu roteiro!
Ficou interessado em conhecer a região? Então, eu sugiro que você compartilhe este post nas redes sociais! Quem sabe seus amigos não estão precisando de dicas de viagem também? Você pode, inclusive, conseguir mais companhias para a sua aventura!
Deixe um comentário