É comum pensar que cidades de praia só devem ser visitadas no verão. De fato, isso acontece com alguns destinos, que têm menos movimento e atrações funcionando na baixa estação. Mas, ao contrário desses lugares, Ilhabela é uma opção de viagem que tem uma programação agitada em todas as épocas do ano, não apenas no verão.

Por isso, não importa quando você vai tirar férias: a ilha estará pronta para lhe receber. Neste post, preparamos uma lista completa com o que fazer em Ilhabela em cada época do ano e falamos um pouco sobre o clima da cidade com o passar dos meses. Acompanhe o post e se prepare para arrumar as malas!

Qual o melhor mês para visitar Ilhabela?

Por estar localizada no interior de São Paulo e ser próxima da capital do estado, Ilhabela recebe turistas durante todo o ano. Além dos períodos de férias e feriados prolongados, é comum que as pessoas visitem a cidade nos finais de semana para relaxar e aproveitar as praias.

No verão, alta temporada, a cidade recebe um grande fluxo de visitantes e se torna o destino ideal para quem gosta de agitação, turismo de aventura, esportes náuticos e também para quem gosta de aproveitar um dia de praia com a família e amigos. Entre fevereiro e dezembro o movimento é menor, mas a ilha nunca fica vazia. Se você prefere uma viagem mais tranquila e gosta de relaxar em meio à natureza, esse período pode ser ideal para a sua viagem.

No mês de julho, no entanto, Ilhabela volta a receber um grande fluxo de turistas por causa das férias escolares. Famílias que têm crianças priorizam essa época do ano para viajar. 

O que fazer em Ilhabela em cada mês do ano?

Como você já sabe, a cidade tem períodos de pico de movimento, mas nunca fica vazia. Para lhe ajudar a escolher a data da sua visita, preparamos uma lista com o que fazer em Ilhabela em cada mês do ano. Confira!

Janeiro

Janeiro é um mês de alta temporada em Ilhabela. Além de ser verão, também é período de férias escolares e muitas famílias aproveitam para visitar a cidade, além de casais e grupos de amigos. Por isso, há diversas opções de bares, restaurantes, festas e atividades acontecendo no local. A nossa sugestão de programa é a Praia do Curral, conhecida como a mais badalada da ilha.

A Praia do Curral tem 400 metros de extensão e uma faixa de areia larga e plana, o que a torna ideal para a prática de esportes e para um dia com a família. Além disso, tem estrutura completa de serviços de praia, com bares e restaurantes que, além de pratos típicos e petiscos deliciosos, oferecem banheiros e duchas de água doce para depois do banho de mar. 

Por isso, a praia atrai muitos jovens e, na alta temporada, o clima de paquera toma conta do lugar. No entanto, a Praia do Curral também tem atrações para casais e famílias — o pôr do sol visto de lá é inesquecível e com certeza vai render boas fotos. No canto esquerdo da praia está a Capela de Santa Cruz, que oferece a melhor vista da paisagem em suas escadarias. 

Fevereiro

O mês do Carnaval traz atrações para todos os gostos — bloquinhos, baladas nos beach clubs, escolas de samba e até bailes na rua durante a madrugada. Todos os anos, a Prefeitura prepara uma programação especial que começa na quinta ou na sexta-feira e vai até a terça-feira, feriado oficial do Carnaval.

Para quem não gosta da folia, a dica é visitar o Parque Estadual de Ilhabela, um refúgio de natureza em meio à Mata Atlântica. O parque conta com trilhas e 250 cachoeiras de todos os tamanhos — uma excelente opção de passeio para quem curte passeios ao ar livre e quer dar uma variada no roteiro de praias. 

Março

Esse é o mês ideal para praticar mergulho e conhecer as belezas submarinas de Ilhabela. Nessa época, o clima começa a ficar mais ameno, transformando a região no local ideal para os amantes da vida marinha. A costa da ilha tem um rico acervo de fauna e flora, com um grande número de peixes, tartarugas marinhas e até mesmo baleias.

O mergulho é uma atividade de ecoturismo que pode ser realizada por qualquer pessoa com mais de 10 anos, desde que não estejam gestantes. Na cidade existem diversas opções de escolas que oferecem equipamentos, treinamentos e passeios de barco. Os melhores lugares para a prática são a Ilha das Cabras, a Praia das Pedras Miúdas, a Gruta da Ilha de Búzios e a Praia da Pacuíba.

Abril

Além de todas as opções de praias e atividades que estão disponíveis o ano todo em Ilhabela, a pesca esportiva também costuma atrair visitantes para a ilha e é a nossa sugestão de programa para o mês de abril. As costas da cidade são banhadas por correntes marítimas que acabam trazendo muitas espécies de peixes e outros animais. Por isso, a pesca é abundante na região, que ainda abriga algumas colônias antigas de pescadores.

Ilhabela conta com algumas empresas que oferecem passeios de barco com foco na pesca esportiva, além de aluguel de equipamentos e assistência para que amadores também aprendam a atividade, que pode ser divertida para toda a família

Maio

Todo mês de maio acontece em Ilhabela a Semana da Cultura Caiçara, com apresentações que visam resgatar e manter vivas as tradições do povo do litoral paulista. Durante o evento, a cidade recebe shows, quermesses, bailes e exposições que exaltam os valores caiçaras. 

A Congada de São Benedito é uma das principais manifestações da época e se repete há mais de 50 anos, mantendo os mesmos trajes, falas, músicas e representações. O espetáculo é uma dramatização que conta a história de dois grupos que se desentendem porque querem festejar o mesmo santo. 

Junho

Quem procura o que fazer em Ilhabela no mês de junho não pode deixar de aproveitar as trilhas do local. Por ser uma cidade de natureza exuberante, Ilhabela conta com muitas opções de trilhas, paisagens incríveis e muitas cachoeiras. A nossa indicação é a Cachoeira dos Três Tombos, quem tem fácil acesso e a trilha permite visitar três quedas d’água. 

Outra opção é a trilha do Bonete e Anchovas, que tem 15 quilômetros de extensão e dura cerca de 4 horas, mas compensa pelas belezas naturais. Ao longo do caminho, encontram-se diversas cachoeiras. O passeio é ideal para quem não dispensa o contato com a natureza nos momentos de lazer.

Julho

A Semana de Vela de Ilhabela acontece em julho e é um dos eventos esportivos mais tradicionais do país. Nesse período, a cidade recebe mais de 900 atletas, entre profissionais, olímpicos e amadores. 

Além das competições esportivas, a Semana de Vela é acompanhada de uma completa programação cultural, com exposições, shows e palestras.

Agosto

Quem aprecia a boa gastronomia precisa separar um final de semana do mês de agosto para visitar Ilhabela. A cidade sedia todos os anos o Festival do Camarão, quando os melhores restaurantes da região criam pratos com a iguaria a preços especiais. 

Nessa época, além das novas opções de pratos para degustar, a ilha é tomada por eventos gastronômicos e culturais, com aulas de chefs renomados, concursos, degustações e shows. O programa é imperdível para quem ama camarão!

Setembro 

No mês de setembro se comemora uma das mais importantes datas de Ilhabela: o aniversário da cidade. Para celebrar, a Prefeitura prepara uma programação recheada de eventos culturais, o que deixa o local ainda mais atrativo para os turistas.

O aniversário da cidade é comemorado oficialmente no dia 3, mas durante todo o mês é possível curtir atrações como shows, competições esportivas, festas tradicionais, feiras e bailes. Quem procura o que fazer em Ilhabela no mês de setembro tem opções de sobra! 

Outubro

O Forró na Ilha é o festival que celebra o ritmo nordestino nas praias da cidade. A ilha fica animada e cheia de turistas com a chegada dos forrozeiros que, além da dança, também curtem as praias e os passeios de aventura da região. 

O festival de forró traz para Ilhabela shows e apresentações de DJs, além de gastronomia e arte. A festa é fechada — quem quiser participar, precisa adquirir os ingressos —, mas o clima de arrasta pé toma conta da cidade toda, que se prepara para receber gente de todo o Brasil. 

Novembro

A nossa sugestão para quem ainda não sabe o que fazer em Ilhabela em novembro, quando o clima volta a ficar mais quente, é o passeio na Praia do Bonete. Ela foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do Brasil e abriga a maior comunidade caiçara do país, que preserva a cultura tradicional e as riquezas do lugar. 

Localizada na parte sul da ilha, a Praia do Bonete tem mar aberto e agitado, areias claras e características selvagens que atraem quem gosta de ecoturismo, surfistas e pessoas que querem relaxar diante de uma bela paisagem. A partir de lá saem trilhas que dão acesso a cachoeiras — mas quem prefere um programa mais tranquilo pode petiscar na beira da praia e curtir o pôr do sol no final da tarde. 

O acesso ao local não é dos mais fáceis. Para chegar lá, é preciso pegar uma canoa ou lanchas de passeio. Diversas empresas oferecem o transporte para a praia. Os mais aventureiros podem fazer a trilha de 12 quilômetros que começa no Parque Estadual de Ilhabela.

Dezembro

Dezembro é o primeiro mês da alta temporada em Ilhabela. A cidade começa a receber turistas que querem aproveitar os dias de verão e passar os feriados do Natal e Réveillon com a família ou amigos. A virada do ano é um momento muito especial e em Ilhabela não poderia ser diferente. Diversos shows e atrações tomam conta do local, que é uma das melhores opções de destinos nacionais nesse período. 

Além de festas fechadas, a Prefeitura organiza um evento aberto ao público, que todo ano conta com apresentações de DJs, bandas locais e queima de fogos. 

Mas quem visita a cidade fora dos feriados não deixa de ter o que fazer. A nossa sugestão de passeio para o início do verão é a Cachoeira do Gato, que é acessada por uma trilha de 4 quilômetros, que dura cerca de uma hora e meia para ser percorrida. A queda d’água tem 40 metros de altura e está localizada em meio a uma exuberante paisagem, com espécies da flora nativa. Vale a pena conhecer!

Como é o clima em Ilhabela ao longo do ano?

Ilhabela tem chuvas e temperaturas amenas ao longo de todo o ano, inclusive nos meses mais quentes, quando os termômetros não costumam registrar temperaturas muito altas. Já as chuvas se intensificam no verão e fazem do inverno a estação menos chuvosa na região. 

No verão, a temperatura média fica entre 25°C e 27°C e as chuvas passam dos 200 mm mensais. No outono, as chuvas começam a diminuir, assim como a temperatura — abril e maio são ótimos meses para visitar a ilha, já que os preços estão baixos e o clima ainda é bastante agradável.

No inverno, as chuvas são bem menos frequentes, mas as temperaturas são mais baixas, variando entre 21°C e 22°C. A primavera, por sua vez, já traz o aumento no volume das chuvas e na temperatura — em novembro os termômetros voltam a subir, preparando a cidade para mais uma temporada de verão.

Com essas dicas, não tem como errar na hora de arrumar as malas, não é mesmo?

Ilhabela é uma cidade encantadora, de natureza exuberante, que oferece lindas praias e paisagens tanto para quem curte badalação quanto para quem gostar de viajar para relaxar. Como você pode ver nesta lista, não faltam opções do que fazer em Ilhabela em nenhuma época do ano.

Se está com viagem marcada para Ilhabela, é fã da cidade ou gostaria de visitá-la no futuro, acompanhe nossas redes sociais! Estamos constantemente postando conteúdos e dicas interessantes para a sua estadia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *