Para você que deseja fazer mergulho em Ilhabela, saiba que o clima mais ameno de maio, outono no Brasil, transforma a região em um lugar perfeito para os amantes do mergulho.

Com um rico acervo de fauna e flora, a costa encanta os visitantes graças ao grande número de espécies de peixes, tartarugas marinhas e até mesmo baleias que podem ser avistados ali.

Os mergulhadores conseguem, também, explorar relíquias históricas, como os navios naufragados que se tornaram lar de peixes e espécies de coral utilizando. Para isso, duas modalidades de nado são utilizadas: o livre (somente com máscara e nadadeira) ou o com cilindro (profissional, requer a realização de um curso de mergulho).

Ficou encantado com as belezas submersas de Ilhabela e deseja explorar cada pedacinho do litoral da ilha? Então, não saia daqui. Preparamos um texto com boas dicas para ajudá-lo nessa jornada de mergulho em Ilhabela.

Quem pode realizar o mergulho?

Nos últimos anos, essa atividade do chamado ecoturismo vem crescendo constantemente no Brasil. A maioria das pessoas deseja realizar um mergulho em águas salgadas, contudo, elas se sentem inseguras quando imaginam a profundidade do local específico.

Geralmente, os visitantes se preocupam no primeiro mergulho em Ilhabela, mas com o conhecimento dos profissionais responsáveis por essa prática, haverá muita segurança e diversão. Após a primeira prática, é possível perceber que vale a pena ter contato com o universo encantador dos seres vivos aquáticos.

Existem alguns requisitos para que o mergulho em Ilhabela ocorra com segurança, pois nem todos podem praticar essa aventura. Os adultos podem mergulhar tranquilamente, entretanto, precisam adquirir alguns conhecimentos mediante aulas de instrutores.

Crianças, a partir de 10 anos, podem mergulhar, mas é obrigatório o treinamento aquático antes entrar no mar. No entanto, o mergulho não indicado para as gestantes, uma vez que a falta de oxigênio pode prejudicar a formação do bebê.

O horário mais indicado para realizar o mergulho é durante o dia. À noite, os instrutores, geralmente, não efetuam o acompanhamento, sendo que é um horário que exige mais dos mergulhadores amadores.

Quais são as categorias de mergulho?

O desconhecimento sobre como acontecem os mergulhos acaba desanimando os banhistas na hora de matar essa vontade. Porém, quem se encoraja e efetiva o mergulho em Ilhabela, sem dúvidas, fica fascinado com os diversos tipos de seres vivos ali existentes. Assim, há dois tipos diferentes de mergulho em Ilhabela: o mergulho básico e o mergulho profissional.

O mergulho autônomo é feito sem a utilização de qualquer tipo de aparelho que possa ajudar na respiração. Ele possui apenas máscaras, nadadeiras ou “pés de pato” e, às vezes, roupas específicas para nadar. Nesse sentido, os interessados ficarão apenas submersos e usarão apenas o ar dos pulmões.

Já o mergulho livre em Ilhabela é um pouco mais emocionante, visto que é realizado em uma profundidade maior. Essa categoria emprega o cilindro de oxigênio, pois permite que as pessoas respirem de baixo d’água enquanto admiram o paraíso marinho. O traje é composto por nadadeiras, máscaras, roupas específicas e cilindro de oxigênio. Nessa perspectiva, o mergulho em Ilhabela é umas das atrações mais fascinantes do litoral brasileiro.

Os lugares mais indicados para a prática de mergulho em Ilhabela

Foto: Renata-Linger

Gruta da Ilha dos Búzios

O local é conhecido por ter uma das maiores concentrações de grutas e passagens submarinas do Brasil.

Ilha das cabras

Considerada um ilhote, por conta de sua pequena extensão, a ilha das cabras é um trecho de passagem para que os mergulhadores acessem outras áreas da região. Possibilitando a realização do mergulho livre e com cilindro, a Ilha das Cabras fica em frente à Praia das Pedras Miúdas.

Praia das Pedras Miúdas

Com uma pequena faixa de areia branca e delicados peixes nadando ali, a água limpa favorece o mergulho livre. Porém, os mergulhadores precisam ficar atentos, pois o mar na região tem muitas pedras.

Pacuíba

Muito utilizada pelos formandos dos cursos de mergulho, para a cerimônia de “batismo”, Pacuíba recebe ainda muitos mergulhadores iniciantes, graças à sua geografia que não oferece muitos obstáculos àqueles que estão iniciando a prática desse esporte.

Foto: Márcio-Bortolusso

Saco do povo

Um dos melhores locais para quem deseja fazer mergulho em Ilhabela e ver de perto parte da beleza submersa do litoral da Ilha. A área é protegida dos ventos e tem boa visibilidade. A profundidade ali também é bem pequena.

Ponta da cabeçuda

Uma das melhores regiões de Ilhabela para a prática de mergulho, a Ponta da Cabeçuda ainda permanece pouco explorada, por conta de seu acesso, mais complicado, e das condições do mar, quem nem sempre favorecem os exploradores, sobretudo os menos experientes.

Foto: Márcio-Bortolusso

Ilhote das Galhetas

Atrai muitos visitantes, por ser raso, estar em um local abrigado e oferecer boa visibilidade aos mergulhadores.

Onde alugar equipamentos para praticar mergulhos em Ilhabela

Foto: Narwhal.com.br

Narwhal Mergulho

Com mais de 30 anos de atuação, a Narwall Mergulho oferece aos aventureiros todos os equipamentos necessários para a prática do esporte, desde os trajes especializados até cilindros de oxigênio.

Esse mergulho em Ilhabela é espetacular, pois tira o estresse do seu cotidiano mediante diversas belezas do mundo subaquático. A empresa realiza ainda mergulhos em grupo, que podem ser agendados em seu site.

Onde fica? A Narwall Mergulho fica na Avenida Princesa Isabel, 171 ― Praia do Perequê.

Colonial Diver

O local reserva boas opções de equipamentos de mergulho, desde os trajes até os tanques de respiração, bem como máscaras e outros itens cruciais para a prática do esporte.

Onde fica? A Colonial Diver fica na Avenida Brasil, 1751 ― Pedras Miúdas.

Alpha Mergulhos

Além de alugar equipamentos para os turistas que desejam mergulhar pelo litoral de Ilhabela, a loja oferece, ainda, o serviço de limpeza dos equipamentos para quem já tem seu próprio material.

Com um acervo rico, a empresa atende desde mergulhadores amadores, que necessitam de equipamentos mais simples, até aqueles que vão praticar mergulhos mais profundos em Ilhabela e precisam de equipamentos com mais tecnologia.

Como chegar? A Alpha Mergulhos está instalada na Praia do Portinho (Avenida Riachuelo, 3875), uma área mais conhecida por abrigar um santuário de espécies marítimas.

Praticar mergulho em Ilhabela, sem dúvida, vai renovar suas energias. Mas para que a experiência se complete é importante escolher bem seu local de aconchego, pois um ambiente confortável possibilita uma viagem perfeita. Por isso, somente uma pousada bem localizada como a Ecoilha pode prestar um serviço de qualidade, com excelente infraestrutura e um delicioso café da manhã em meio à natureza.

Nosso post a respeito dos melhores mergulhos em Ilhabela despertou em você o espírito aventureiro? Então, entre em contato conosco e informe-se sobre as melhores opções de estadia!

Uma resposta para “Mergulho em Ilhabela: Saiba quais são os lugares mais indicados para a prática”

  1. Marcio disse:

    Ola, artigo interessznte. Apenas uma correção, o mergulho autônomo é realizado com o cilindro de ar/mistura e o mergulho livre com apneia. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *