Nas trilhas em Ilhabela, há diversos encantos naturais que convertem a região no destino perfeito para quem busca praias e cachoeiras, visto que elas viabilizam um bom banho de água doce ou salgada para renovar as energias. No Brasil, há diversos lugares deslumbrantes que recebem inúmeros visitantes e Ilhabela, com certeza, é um desses casos.
Localizada no litoral de São Paulo, com a distância aproximada de 213 km da capital, a cidade tem uma parte urbana e também muitas praias, montanhas, cachoeiras e trilhas, resultando em 347 km² de natureza.
Deslumbrante, não é? Sim! Mas, antes de conhecer as trilhas de Ilhabela, a nossa dica número um é a preparação física: aposte em atividades como corrida e caminhada, assim você ganhará resistência e evitará qualquer tipo de transtorno.
Aqui, vale lembrar que a região é um destino ideal para os mais aventureiros, que não renunciam a uma boa caminhada ao ar livre para desbravar os mistérios do luga. Contudo, se a ideia encanta você, não há nada que o impeça de tentar. Se tem tido pouco contato com a natureza e quer encontrar o lugar ideal para viajar e aproveitar o meio ambiente, confira este texto! Preparamos ótimas dicas sobre as melhores trilhas em Ilhabela e o que fazer para desbravar cada uma delas. Acompanhe!
Foto: Kassiane-www-girlfrombrazil-com
Trilha da Cachoeira dos Três Tombos
Esta faz parte das trilhas em Ilhabela mais aconchegantes e de fácil acesso, pois se constitui na entrada do bairro da Feiticeira. Por meio dela, é possível visitar às três quedas da cachoeira local.
Situada no Parque Estadual de Ilhabela, atrai muitos turistas por ser a mais próxima, perto da Praia da Feiticeira. Seu percurso rápido, de apenas um quilômetro, é ideal para quem deseja caminhar pouco e ainda aproveitar as quedas d’água.
Foto: Marcos-trekking
Trilha do Bonete e Anchovas
Começando na Ponta da Sepituba, o turista que quiser chegar até o local precisa enfrentar os 15 km de extensão da trilha. Difícil para alguns, o percurso leva até 4 horas, mas compensa pelas belezas naturais, como diversas cachoeiras e regatos ao longo do caminho.
Encontra-se no extremo sul da Ilha, onde vive cerca de 250 pessoas isoladas. No local não possui energia elétrica. Contudo, é uma região bastante aconchegante para quem gosta de curtir a natureza.
Foto: Parque-Estadual-Ilhabela-una-Gandufe
Trilha da Água Branca
Outro destino localizado no Parque Estadual de Ilhabela, a trilha começa a partir da saída para a praia de Castelhanos. Seu trajeto, de um quilômetro e meio, leva até o leito da cachoeira da Água Branca.
Uma das principais atrações da trilha da água branca são os poços formados pelas corredeiras do Ribeirão. Tem águas doces e cristalinas, tornando-os um dos locais mais interessantes para registrar com fotos! O melhor? Essa trilha pode ser explorada tanto pelos adultos quanto pelas crianças, pois além de ter um acesso fácil às primeiras quedas, apresenta estrutura com sanitários, duchas e estacionamento.
Foto: www-trilhaseaventuras-com-br
[rock-convert-cta id=”1360″]
Trilha da Cachoeira da Laje Preta
Um pouco mais complicada que as demais, fazer essa trilha demora cerca de 2 horas. Todavia, o visitante será recompensado pelas atrações que encontrará no caminho: piscinas e tobogãs naturais.
É necessário percorrer uma parte da estrada que finalizará no estacionamento da Ponta da Sepituba, perto da cachoeira da Laje. Logo após a passagem da cachoeira, encontrará a trilha.
Trilha da Praia Mansa
Muito procurada por quem quer se divertir e aproveitar uma praia com mar tranquilo, a trilha costuma ser concluída em 40 minutos, período ideal para quem quer aproveitar o restante do dia na praia. Ademais, a praia também é um ambiente muito procurado pelos turistas, visto que tem ondas calmas e limpas. Muito propício para lavar uma companhia para aproveitar juntos o passeio.
Foto: Mochileiros-com
Trilha do Pico do Baepi
Uma das mais complicadas que listamos aqui, esta trilha leva 6 horas para ser concluída, sendo 4 horas de subida e duas de descida. No topo, o turista consegue contemplar a ilha por inteiro, uma visão de tirar o fôlego!
Esta trilha em Ilhabela é indicada para as pessoas que já praticam exercícios físicos, uma vez que ela exige muita resistência física. Assim, evitará que aconteça desgaste excessiva e comprometa a viagem.
Foto: trilhasetrips-blogspot-com-br
Trilha do Pico de São Sebastião
A mais difícil de todas as trilhas em Ilhabela, não deve ser feita por turistas inexperientes e sem o auxílio de um guia. O percurso completo costuma durar entre 6 e 7 horas. Esta trilha está localizada ao sul da ilha e guia ao ponto mais alto da montanha, chegando até 1379 metros de altura.
Garantindo a sua segurança em uma trilha de Ilhabela
Muitos turistas, principalmente aqueles que visitam Ilhabela com frequência, acreditam que, por conhecer o lugar, não precisam de ajuda especializada na hora de fazer as trilhas em Ilhabela. Esse pensamento está muito errado, pois, não vale a pena a arriscar seguir os caminhos marcados sem um acompanhante experiente, isto é, um instrutor com experiência.
Além disso, é essencial que os turistas tenham um pouco de conhecimento sobre a segurança básica para evitar problemas na trilha em Ilhabela. Confira o checklist que fizemos para você:
- não entre nos rios sem conhecer a profundidade;
- muito cuidado com as pedras que a água esconde;
- caso leve a família, nunca deixe as crianças sozinhas;
- evite o consumo de bebidas alcoólicas durante o passeio;
- utilize roupas de malhas adequadas para esportes;
- leve protetor solar, repelente, boné e garrafa d’água.
É fundamental para locais de praia, sol e muita caminhada ter em mãos mochilas pequenas e versáteis para levar os acessórios. Para as trilhas têm algumas opções, por exemplo, as mochilas que possuem formato anatômico e espaço ideal.
Portanto, programe a sua viagem com antecedência, para evitar qualquer tipo de adversidade. Analise os locais de hospedagem, cheque os meios mais viáveis de transportes e separe uma quantia em dinheiro para evitar apertos. Com as informações apresentadas aqui neste post, certamente você fará trilhas em Ilhabela com segurança e tranquilidade.
Gostou do nosso artigo sobre o destino perfeito para quem busca praias e cachoeiras? Que tal ser atualizado com mais conteúdo sobre temas semelhantes? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro de nossas atualizações!
Deixe um comentário