Trilha para a praia do Bonete
Quem visita a cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, encontra belas praias, algumas delas totalmente isoladas, e com acesso mais restrito. Uma dessas opções, para quem busca contato com a natureza e bastante tranquilidade é a Praia do Bonete.
Eleita uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a região concentra a maior comunidade caiçara de Ilhabela. Situada no lado sul da ilha, a Praia do Bonete tem areias claras, mar agitado e é bem rústica, sem acesso a luz elétrica.
Na praia é possível, além de aproveitar as fortes ondas para surfar, experimentar a gastronomia típica dos caiçaras, que vivem praticamente isolados do restante de Ilhabela. Um lugar tranquilo, para quem deseja explorar a natureza.
A simplicidade do lugar é perfeita para quem deseja conhecer a fundo a paisagem, que concentra belas cachoeiras. Por ser bastante afastada, o acesso mais fácil é via lancha. Os turistas mais aventureiros, porém, podem acessar a Praia do Bonete através de trilhas. Uma das mais populares é a Trilha para a praia do Bonete.
Foto: Leonardo S. Domingos | www.leozinpelomundo.com.br
Trilha do Bonete
Situada no extremo sul de Ilhabela, a Trilha do Bonete começa no final do asfalto, em Borrifos. Os turistas podem seguir por uma estrada de terra, por mais dois quilômetros, até o portão do Parque Estadual, na Ponta da Sepituba, onde fica um estacionamento particular.
Depois tem início uma caminhada por áreas de Mata Atlântica preservada. A paisagem de toda a caminhada é espetacular. É possível ver espécies de fauna e flora, rios onde é possível tomar banho em algumas das piscinas naturais e observar ainda quedas d’água, como a Cachoeira da Laje, que fica a 2,5 quilômetros da Ponta da Sepituba.
[rock-convert-cta id=”1362″]
A mais longa de todas as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela, a Trilha do Bonete tem 12 quilômetros apenas de ida. O percurso dura de três a seis horas, dependendo do ritmo de caminhada.
[rock-convert-cta id=”1360″]
Mas, se o turista estiver levando muito peso, ou fizer um ritmo de caminhada mais lento, esse tempo pode ser maior.
Por ser bastante longa, os turistas que fazem esse caminho devem sair cedo. Ao chegar na Praia do Bonete, a volta pode ser acertada com os barcos dos “boneteiros” que levam o turista até Borrifos. Para quem está sem carro, sem problemas, pois Borrifos é o ponto final do ônibus de linha.
Uma opção é pernoitar na comunidade, que têm pousadas e restaurantes rústicos. No balcão da Pousada Ecoilha são dadas todas as dicas desta trilha, que é autoguiada.
Como é um percurso longo e de média dificuldade, é recomendado que o turista esteja preparado fisicamente e traga um bom calçado para trilha do Bonete.
Foto: Leonardo S. Domingos | www.leozinpelomundo.com.br
Cachoeiras
Além da Cachoeira da Laje, a Trilha para a praia do Bonete oferece aos visitantes duas outras quedas d’água igualmente encantadoras: a Cachoeira do Areado e a Cachoeira do Saquinho.
A Cachoeira do Areado fica a quatro quilômetros depois da Cachoeira da Laje e possui inúmeros encantos, como piscinas naturais, áreas de Mata Atlântica intocada e águas claras e transparentes.
Para acessar a cachoeira do Saquinho, antigamente, era necessário cruzar entre as águas. Agora, já foram construídas pontes que facilitam o acesso.
Foto: Marco Antonio Films
Gostou de nossas sugestões e gostaria de conhecer a trilha ou as cachoeiras? Visite Ilhabela. Estamos preparados para lhe atender e mostrar os encantos do lugar.
[…] e com swell, ou seja, quando as ondas aumentam de tamanho, de 2 a 7 pés. Já na praia do Bonete, um paraíso de acesso apenas por trilha, as ondas quebram com swell que variam entre 2 a 10 pés. Vale também conferir a praia de […]