Dar aquela escapada para o litoral de São Paulo já é ótimo para descansar e renovar as energias. Porém aproveitar a viagem para fazer atividades ligadas à natureza — não só na praia, mas também em plena Mata Atlântica — é ainda melhor! Esse é o caso da trilha do Pico do Baepi, que fica localizada no Parque Estadual Ilhabela e tem nada mais, nada menos do que 1.048 metros de altura.
Ficou curioso em saber mais a respeito dela? Então acompanhe o nosso post, pois esclarecemos as principais perguntas que são feitas sobre essa atração!
Por que visitar a trilha do Pico do Baepi?
Gosta de viagens com foco em ecoturismo, de estar em contato com a natureza, aventurar-se e viver experiências novas? Se a sua resposta foi um “sim”, esse é um programa perfeito para você.
Afinal, a trilha do Pico do Baepi é cercada pela vegetação nativa da ilha, próxima a diferentes quedas d´águas (como a do Bananal e a da Toca), e permite uma visão panorâmica de Ilhabela — os mais atentos conseguem ver no horizonte a Ilha de Búzios e o início do litoral de São Sebastião. Não é para menos que os amantes de trekking e montanhismo se encantam com o local.
Qual a extensão do percurso?
Como dissemos no início do post, o Pico do Baepi conta com mais de 1.000 metros de altura. É por isso que os visitantes precisam passar por um percurso de 3,7 km de extensão para chegar ao topo dele — o que pode levar entre duas a quatro horas de duração, dependendo do seu preparo físico.
É importante frisar que essa distância percorrida é apenas para subir, sendo necessário fazê-la novamente para descer da montanha, ok? Isso sem contar, é claro, o tempo que você passará apreciando a vista lá do alto. Portanto, o ideal é reservar um dia para se dedicar a essa aventura e aproveitar cada surpresa que ela reserva!
É necessário guia para visitar a região?
Sim, é preciso. O motivo disso é que a trilha não é feita em espaço aberto, mas em uma área preservada e fechada da Mata Atlântica. Logo, por mais bem sinalizada que ela seja, é bom estar acompanhado de quem já está familiarizado com o trajeto.
Dessa forma, caso o clima mude de uma hora para outra, apareçam animais da região ou mesmo ocorra algum acidente, por exemplo, o guia poderá ajudá-lo e orientá-lo sobre como proceder e se manter seguro (sempre!).
Qual a melhor época do ano para subir o pico?
É possível subir o pico o ano todo, já que não há mudanças climáticas muito drásticas na região. Porém o ideal é que isso seja feito em dias abertos e com sol a pino. Assim dá para diminuir a possibilidade de pegar chuvas e neblina durante o caminho, o que pode dificultar a subida e/ou a descida.
Por isso, os meses de maio a agosto, que correspondem à parte da primavera e ao verão, são o período mais favorável para quem quer conhecer o local.
Quais os cuidados necessários para fazer a trilha?
Os cuidados são bem simples e têm como foco manter o seu conforto, reduzir as chances de um mal-estar durante a caminhada e evitar contratempos que atrasem ou dificultem o percurso. Como exemplos, podemos citar:
- escolher tênis de aventura voltados para trekking;
- usar roupas leves e que facilitem a transpiração;
- passar protetor solar (especialmente quem tem a pele mais sensível);
- levar consigo garrafas com água (como squeeze ou cantil);
- não fazer uma refeição com comida pesada antes de sair para a trilha.
Como você viu, a trilha do Pico do Baepi promete um combo de emoção, aventura e bastante contato com a natureza. Por isso, não deixe de percorrê-la ao visitar Ilhabela. Afinal, esse tipo de experiência fica para sempre na memória!
Curtiu o post, mas ainda se considera um iniciante em esportes ao ar livre? Sem problema! Baixe o nosso guia prático de aventura e saiba por onde começar!
Deixe um comentário