Equilibrar-se em uma prancha em meio ao alto mar fazendo manobras radicais: não é uma ideia tão simples para quem nunca fez isso, não é? Contudo, tudo deve começar de alguma forma e com o surf não é diferente. Nesse sentido, entender mais sobre o surf para iniciantes é uma ótima forma de aprender a surfar. Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Vamos falar sobre os principais equipamentos, locais para a prática do esporte e muito mais.
Acompanhe!
O que você precisa saber e quais os equipamentos necessários?
Há alguns termos básicos do surf que você precisa saber para começar. O “point break”, por exemplo, é uma situação em que as ondas são consistentes, longas e, por isso, não terminam. Lugares chamados de “beach break” têm fundos de areia, o que os tornam mais inconstantes para receber ondulação. Já o “reef break” são ondas que quebram em profundidade rasa, mas perto de corais. Por isso, apenas praticantes avançados devem tentar em locais assim.
Como escolher a prancha ideal
O surf não exige muito para ser praticado. Quanto aos equipamentos, você precisará de uma prancha de surf, é claro. Contudo, existem vários modelos que você pode escolher. Pranchas maiores, por exemplo, dão mais estabilidade e são mais flexíveis, o que é bom no surf para iniciantes, caso ela bata em você depois de pegar uma onda.
Outro ponto que exige atenção é o seu peso, pois a prancha deve ser capaz de suportá-lo ou você não conseguirá surfar. Considere modelos conforme seu orçamento, mas nunca adquira uma prancha só pela moda ou por ser usada por profissionais.
Antes de comprar, conte com a ajuda de um profissional para entender quais as formas e os tamanhos certos para suas necessidades específicas, que dependerão do local e de quem pratica o esporte. Você pode testar pranchas de amigos ou alugar uma, assim saberá de qual gostou mais e se adaptou melhor.
Além da prancha, você precisará de roupas próprias para o surf, pois elas facilitam a prática do esporte e protegem o corpo. Existem diversos tipos de materiais que são adequados a cada tipo de situação. Para águas mais frias, por exemplo, há peças de neoprene que funcionam como isolantes térmicos para o praticante.
Quais locais no Brasil para aprender a surfar?
Confira, abaixo, algumas cidades e praias que são boas para a prática!
Ilhabela
Ilhabela é a maior ilha marítima do Brasil. Por isso, tem cerca de 150 km de orla — que concentra lindas praias e costões. A melhor parte é que, com tamanha vastidão, há tanto o mar tranquilo quanto o aberto.
Lá, você encontrará a praia de Castelhanos, um local considerado beach break e com swell, ou seja, quando as ondas aumentam de tamanho, de 2 a 7 pés. Já na praia do Bonete, um paraíso de acesso apenas por trilha, as ondas quebram com swell que variam entre 2 a 10 pés. Vale também conferir a praia de Pacuíba — lá, as ondas quebram em até 4 pés.
Rio de Janeiro
O Rio conta com praias para todos os níveis de surfistas. Contudo, para os iniciantes, uma boa dica é a praia da Macumba, que conta com ondas longas, constantes e compridas, o que favorece a prática.
Ubatuba
Também no litoral paulista, confira em Ubatuba a praia de Itamambuca, que conta com ondas extensas e, por isso, já recebeu campeonatos nacionais e internacionais. Por causa da qualidade das ondas, é um ótimo lugar para aprender a surfar, especialmente no verão.
Quais os principais cuidados ao surfar?
Todo esporte tem regras e algumas condutas a seguir, e com o surf não é diferente. Antes de comprar a prancha e entrar no mar, veja os cuidados que você precisa ter para surfar com segurança:
- conheça bem o local antes de surfar, especialmente desconhecidos;
- respeite os avisos da praia e indicações do salva-vidas;
- use sempre a corda de segurança da prancha;
- respeite os surfistas e banhistas que estão no mar;
- se surgir uma tempestade, saia da água imediatamente;
- faça manutenção regular da sua prancha;
- conheça medidas de prevenção de afogamento;
- aprenda a nadar.
Quais outras atividades podem ajudar na prática do surf para iniciantes?
Você pode aliar o aprendizado do surf a outros esportes. Assim, além de melhorar o condicionamento físico, terá mais confiança para se jogar nas ondas. Em Ilhabela, por exemplo, você encontrará as seguintes atividades:
- stand up paddle — remada em pé em cima da prancha de surf;
- kitesurf — esporte no qual a pessoa navega em sua prancha guiada por uma pipa, que é direcionada pelo vento;
- velejamento — navegar à vela em um barco;
- remo — esporte no qual os atletas, a bordo de um barco, remam a fim de chegar a um determinado ponto.
Quais são as dicas para evoluir mais rápido no esporte?
Não só a prática pode ajudar você a evoluir no surf. Algumas ações podem ajudar você a aprender mais rápido e ter uma compreensão melhor do que é esse esporte.
Aprenda com quem sabe
Seja em uma escola de surf ou com profissionais, é fato que se você observar e for ensinado por quem sabe poderá evoluir melhor. Além disso, é questão de segurança aprender direito como surfar. Nunca pratique sozinho ou tenha aulas com quem conhece pouco sobre o esporte!
Estude o surf
Saiba como funciona o esporte por completo: suas regras, técnicas, locais, praticantes e competições. Entenda também como funciona uma onda, qual é o comportamento do mar e como agir em determinadas situações. Quanto mais você souber, mais sua percepção sobre o esporte aumentará e melhor será seu nível.
Prepare-se fisicamente
Como o surf exige certo condicionamento físico, prepare o corpo para evitar câimbras e aumentar o fôlego. Isso não só ajudará você a surfar bem e por mais tempo, como será útil em emergências e para aguentar ondas maiores e mais difíceis conforme você avança no surf.
Evolua com o esporte
Para sair do surf para iniciantes e entrar no nível profissional você pode levar anos, mas quanto mais praticar menor esse tempo será. Além do corpo, seus equipamentos também devem acompanhar o processo.
Há pranchas grandes ou pequenas e estilos como longboarder ou stand up, por isso troque de equipamento conforme a necessidade e seus objetivos no esporte. Se você pretende surfar em locais diferentes do que tem costume, veja qual é o melhor equipamento para essa situação. Se possível, tenha várias opções conforme você se torna melhor.
Viu só? Com essas informações, você já sabe o básico sobre o surf para iniciantes. Agora comece a estudar o esporte e, o mais importante, como aprender a surfar!
Gosta de esportes radicais como o surf? Então, conheça outros no turismo de aventura!
Deixe um comentário