A praia do Bonete, em Ilhabela, é uma das mais bonitas do Brasil e um destino imperdível para quem gosta de estar ao ar livre. Ela é a opção de passeio ideal para aqueles que desejam fugir da correria das cidades grandes e curtir a natureza com muita tranquilidade.
Neste post, você vai conhecer melhor a praia do Bonete, saber como chegar lá e conferir dicas sobre o que fazer nesse lugar paradisíaco. Continue a leitura e comece a arrumar as malas!
A praia do Bonete em Ilhabela
Localizada no sul de Ilhabela, a praia do Bonete é um lugar onde a cultura caiçara é preservada, apesar de estar a apenas 200 quilômetros da cidade de São Paulo. Os costumes locais têm pouca influência da modernidade, por lá praticamente não se usa recursos tecnológicos.
Os próprios moradores produzem muitos dos objetos usados no dia a dia e o artesanato é uma das suas principais fontes de renda, junto com a pesca e o cultivo de outros alimentos, como a mandioca. No local, ainda é possível encontrar algumas casas de pau a pique, com fogões a lenha e casas de farinha.
A comunidade que vive na praia hoje tem cerca de 250 moradores. Para os turistas, há estrutura de camping, pousada e restaurante, mas com muita simplicidade e sem sinal de celular. Com aspecto selvagem, a praia atrai tanto os amantes da natureza quanto os surfistas, já que suas ondas chegam a alcançar os 3 metros de altura.
Como chegar lá
Com tantos diferenciais e preservação da natureza e dos costumes, não é de se espantar que o acesso à praia do Bonete não seja tão fácil. Só se chega lá por trilha ou de barco.
Quem preferir ir pelo mar, deve deixar o carro no centro da cidade e contratar o passeio com uma das diversas agências de turismo locais. Já os mais aventureiros podem deixar o carro na Ponta da Sepituba, a alguns quilômetros do centro, e, de lá, pegar a trilha que leva até o Bonete.
O caminho tem cerca de 12 quilômetros a serem percorridos dentro do Parque Estadual de Ilhabela e costuma durar de 3 a 6 horas, a depender do ritmo de caminhada do grupo. Quem não conhece a trilha precisa contratar guias ou monitores locais para evitar problemas. O esforço é grande, mas vale a pena.
O que fazer na Praia do Bonete
Além de tomar sol, banho de mar e curtir a natureza, quem visita a Praia do Bonete em Ilhabela tem outras opções de lazer. Uma delas é apreciar a vista inesquecível do mirante. Ele fica no final da trilha que dá acesso à praia, um pouco antes da descida, e é parada obrigatória para quem visita o local. De lá, dá para ter uma vista panorâmica do mar, da areia e das árvores que cercam a enseada.
A visita à praia também é uma oportunidade para conhecer melhor a cultura caiçara. A Festa de Santa Verônica, padroeira da localidade, acontece em julho e tem direito a missa com ladainha em latim e fogos de artifício. Se, além do banho salgado, você também gosta de água doce, não pode deixar de visitar a Cachoeira do Areado, que fica a meia hora de caminhada da praia. Durante o percurso, é preciso atravessar um rio, mas ele é raso e não tem correnteza.
Você já viu que a Praia do Bonete em Ilhabela é uma excelente opção de programa para quem passa férias na cidade, não é? Para deixar toda a viagem mais agradável, é importante escolher bem o local onde vai se hospedar. A Pousada Ecoilha, além da excelente localização, oferece acomodações confortáveis, piscina, estacionamento, café da manhã e wi-fi.
Para conhecer melhor as nossas opções de quartos e a estrutura da pousada, entre em contato conosco!
Deixe um comentário