Viagem, aventura e grande contato com a natureza caracterizam o turismo de aventura, uma das categorias do segmento que mais deve crescer nos próximos anos. Segundo o conceito do Ministério do Turismo, essa modalidade envolve práticas de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo. Isso a torna um pouco diferente do ecoturismo, já que remete a atividades mais radicais, como vela, bungee jumping e rafting.
Como o turismo de aventura pode ajudar na sua saúde?
Calmante da natureza
Viajar proporciona a felicidade de conhecer ou revisitar lugares maravilhosos, além do contato relaxante da natureza e a atividade física. Tudo isso faz com que o turismo de aventura seja uma ótima opção para melhorar a saúde.
Primeiro, porque é possível desestressar da vida agitada, e por vezes tóxica, que levamos. Segundo, que a prática de exercícios sempre foi recomendada e considerada essencial ao bem-estar do corpo e da mente.
Remédio radical
De fato, praticar esportes envolve melhora no humor, aumento de concentração, combate de doenças como depressão e ansiedade, ajuda a ter aquele sono tranquilo e manter o peso no lugar.
Pelo lado da aventura, o esporte radical não só ajuda na flexibilidade, força, equilíbrio e resistência, como também causa uma grande sensação de bem-estar, além de melhorar a autoconfiança, o que não faz mal a ninguém.
O que é preciso considerar ao fazer turismo de aventura?
Atestado médico
A aventura chama você, mas calma! Antes de pegar os remos e o capacete, é preciso tomar alguns cuidados. Esportes radicais têm uma exigência física grande e você precisa levar isso em conta, especialmente se tem uma condição de saúde não favorável.
Não considere apenas a adrenalina. Saiba respeitar os limites do seu corpo, tanto os físicos quanto os psicológicos, e escolha a atividade certa. Pode ser que um bungee jumping não seja recomendado se você tem pavor de altura ou algum problema cardíaco, mas uma trilha na montanha pode ser tão legal quanto.
Mochila prevenida
Parte do turismo de aventura envolve interação com a natureza em condições às vezes controladas, outras vezes extremas, podendo incluir lugares inóspitos e situações até perigosas. Mesmo que a sua saúde permita, você não vai querer estar despreparado.
Antes de sair de casa, faça aquele estudo sobre o que você quer praticar. Garanta que a sua mala contenha todos os equipamentos que precisará, especialmente os de segurança! Na hora do esporte, cheque se não esqueceu nada no hotel e se sua mochila contém o essencial para situações de emergência. Pense que tudo pode dar certo e que tudo pode dar errado, então, não saia sem água, comida e aquele kit de primeiros socorros. No mais, é só aproveitar a viagem e curtir cada aventura.
Não importa o lugar e nem se é alta ou baixa temporada, o turismo de aventura pode acontecer o ano inteiro. Esteja preparado e se divirta! E se quiser fazer turismo de aventura, mas não arriscar tanto, leia no nosso blog como acampar pode ser a opção ideal para você.
Deixe um comentário