É muito comum as pessoas mergulharem de cabeça no trabalho, focando toda a energia em se destacar e em crescer profissionalmente. Muitas vezes, porém, o excesso de trabalho acaba prejudicando a saúde física e a mental. O estresse pode ser tão intenso a ponto de ocasionar problemas, como doenças cardiovasculares, enxaqueca e depressão. Para não chegar a esse ponto, o ideal é tirar férias!
Por isso, é muito importante saber quando a sua mente e o seu corpo precisam de descanso e reservar um tempo para relaxar de verdade. Não seria ótimo ir para um lugar tranquilo e ficar em contato com a natureza, por exemplo?
Neste post listamos 7 sinais aos quais você deve prestar atenção para saber se passou da hora de tirar férias. Continue a leitura e veja quais são!
1. Você não consegue dormir
Problemas para dormir são sintomas muito comuns de estresse. Ter dificuldade para pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite podem ser sinais de que você não consegue se desligar e relaxar a mente. A insônia pode, ainda, acarretar diversas doenças e até levar ao envelhecimento precoce.
2. Sua vida pessoal não é das melhores
Sacrificar a vida pessoal em nome da carreira é algo muito comum. Mas se você estiver perdendo muitas reuniões familiares ou saídas com amigos, talvez seja hora de deixar o escritório um pouco de lado e se dedicar aos seus relacionamentos. Tirar férias para curtir momentos agradáveis com pessoas que você gosta vai fazer um grande bem à sua saúde.
3. Você não consegue se concentrar
Exausto, você passa a ter dificuldades para se concentrar no trabalho, lembrar de informações importantes e realizar tarefas com rapidez e competência. O cansaço impede que você seja eficiente, o que faz com que erros comecem a aparecer. E quanto mais se erra, mais tempo se perde tentando consertar as falhas.
4. Seu trabalho não te dá mais prazer
A célebre frase “Escolha um trabalho que gosta e não terá que trabalhar um único dia da sua vida”, de Confúcio, é muito bonita, na teoria, mas, na prática, não funciona muito bem. Por mais que alguém goste do que faz, trabalhar é estressante. Se você chegou ao ponto em que não aguenta mais sair de casa para ir ao escritório ou não se lembra mais do que fez você se apaixonar pela sua profissão, é bom se afastar por um tempo.
5. Seu senso de humor não é mais o mesmo
Você costumava rir muito, e com facilidade, mas agora, as piadas já não têm mais graça e as situações cotidianas do trabalho não conseguem arrancar um sorriso seu. Se você se identificou com essa situação e, além disso, está sempre irritado e tem uma visão negativa de qualquer coisa, vá se preparando para tirar férias.
6. Você só pensa em trabalho
O expediente acabou e você foi embora para casa. Mas, ao chegar, você ainda pensa naquela reunião que vai acontecer na manhã seguinte, no relatório que precisa entregar, nos clientes que deve encontrar ou nas metas que precisam ser batidas no fim do mês.
7. Sua folga não é suficiente
Seus níveis de energia estão tão baixos que tudo o que você consegue fazer quando está de folga é sentar no sofá e passar horas sem se mexer. E, além do mais, esses poucos momentos de descanso não são suficientes para recarregar as energias e você continua tão cansado quanto antes.
Mesmo que você realmente goste do seu trabalho, às vezes, é preciso se desligar um pouco, por mais difícil que seja. Tirar férias e afastar-se, tanto física quanto mentalmente, é algo que vai te ajudar a relaxar e a recuperar o bom humor. Dessa forma, depois de alguns dias de descanso, você vai voltar revigorado para realizar suas atividades diárias.
Gostou do nosso post? Então assine agora a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em primeira mão!
Deixe um comentário