Ilhabela é conhecida por suas belas praias, pela Mata Atlântica… e pelos borrachudos. Diferentemente do que pode parecer, os borrachudos em Ilhabela não são uma exclusividade do local e têm sua importância no ecossistema.
É claro que é bom se proteger deles e tomar providências, se houver uma picada, mas no geral, eles não são motivos para acabar com as suas férias. Confira como lidar com o borrachudo, a seguir.
Os borrachudos em Ilhabela
Para começar, os borrachudos não são simples pernilongos. Aliás, há algumas diferenças entre eles. O borrachudo é menor, medindo cerca de 6 milímetros, e faz parte da família de mosquitos Simuliídeo.
Além disso, seu habitat são lugares quentes, onde há rios e córregos de água límpida. Esses insetos são importantes para o ecossistema e indicativos de água pura, portanto, a prefeitura de Ilhabela faz o controle da espécie, mas eles não serão eliminados.
Assim como os pernilongos, os borrachudos se alimentam de sangue e é isso que geralmente incomoda. Por isso, é bom se proteger deles o máximo possível.
5 dicas para se proteger dos borrachudos
Estando em Ilhabela, você pode tomar algumas providências para evitar as picadas, não só dos borrachudos, mas de outros insetos. Veja!
Repelente
A forma mais básica de se proteger é usando o repelente. Por isso, opte por um produto potente, que seja forte o suficiente para combater o borrachudo.
Entretanto, caso você tenha alergia ou esteja com crianças, antes de ir para Ilhabela, procure a opinião de um especialista sobre qual é o repelente que você pode usar. Existem diferentes tipos de princípios ativos, por isso, é bom escolher tanto o componente quanto a concentração certa.
Roupas
Embora o vestuário na praia seja mais leve, geralmente expõe muitas partes do corpo, que podem ser alvo dos borrachudos.
É claro que ninguém precisa usar calça e camisa longa o tempo todo, mas se você pretende visitar a mata fechada, essas roupas ajudam a evitar o borrachudo e proteger a maior área do corpo possível.
Telas
Se você vai viajar no verão para Ilhabela, essa é a época em que os borrachudos ficam mais ativos. Por isso, é importante se hospedar em lugares adequados. Na Pousada Ecoilha, por exemplo, há telas em todos os apartamentos para garantir o seu conforto e proteção dos insetos.
Ar-condicionado
No frio, os borrachudos ficam mais quietos e você pode usar isso a seu favor, mesmo no verão. Ligue o ar-condicionado do quarto para atingir uma temperatura fria e afastar os insetos.
Habitat dos borrachudos
Os borrachudos em Ilhabela se concentram especialmente nas cachoeiras e córregos. Por isso, é bom evitar passeios nos horários em que estão mais ativos. Ao fazer uma trilha na mata, vale também se preparar com repelente e roupas adequadas.
Cuidados depois de uma picada
Em Ilhabela, o borrachudo aparece de dia, sumindo consideravelmente à noite. Embora ele não transmita doenças com a frequência dos mosquitos, sua picada é incômoda e deve ser tratada adequadamente.
Não coce
Essa é a regra para toda picada, pois pode gerar uma ferida. A picada do borrachudo costuma ter uma forte reação, que você pode aliviar lavando com água e sabão ou usando gelo. Depois de alguns dias, a tendência é melhorar.
Observe a reação
O borrachudo, geralmente, é atraído pelo CO2 e pelo ácido lático no sangue que expelimos pelos poros. Cada pessoa é diferente, portanto, é importante observar as picadas. Áreas vermelhas, coceira intensa e inchaço são normais, mas quando tudo isso é muito intenso, procure ajuda imediatamente.
Antialérgicos
Se você tem propensão à alergia, consulte o médico e providencie antialérgicos antes de ir à Ilhabela. Se está com uma reação forte aos borrachudos e não toma medicamentos, não compre qualquer coisa na farmácia. Vá ao médico e procure a medicação certa.
Os borrachudos em Ilhabela são comuns, afinal, é lá que se encontra a maior reserva de Mata Atlântica do mundo. Esse é o habitat deles e você, como turista, deve se preparar com antecedência para evitá-los ou cuidar das picadas rapidamente e da melhor forma possível. Dessa forma, o borrachudo não estragará as suas férias!
Gostou da matéria? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos.
Deixe um comentário