Viagens em grupo são muito divertidas, mas requerem organização para que tudo saia dentro dos conformes. Afinal, dá trabalho planejar atividades e reservar passagens e hotéis para várias pessoas ao mesmo tempo. Pensando em desistir antes mesmo de começar? Calma!
Felizmente, existem algumas dicas simples que todos podem seguir para garantir que as viagens em grupo ocorram sem problemas ou preocupações, só com boas histórias e lembranças. Acompanhe!
Tenha um canal de comunicação
Concentrar todas as informações sobre a viagem em um único canal específico é a regra de ouro. O espaço pode ser usado para falar dos planos da viagem, envio de comprovantes, e, principalmente, informações sobre as datas (sempre tem alguém que esquece e pergunta a mesma coisa várias vezes, não é?). Pode ser um chat no Facebook, WhatsApp ou qualquer outra ferramenta de preferência.
Depois, ao longo da viagem, o canal ainda será útil para compartilhar fotos. Use a tecnologia a seu favor!
Identifique o perfil do grupo
Conheça o perfil do grupo como a palma da sua mão. Isso porque, antes de reservar qualquer coisa, é preciso saber as preferências de cada um. Faça perguntas como:
- qual o tipo de acomodação vai servir ao grupo? Pousadas, hotéis ou hostels?
- o grupo é mais urbano ou gosta de estar em contato com a natureza?
- gostam de programas diurnos ou noturnos?
- apreciam fazer compras nas viagens ou preferem gastar com experiências?
- há alguém que goste de arquitetura ou não abre mão de visitar bons restaurantes?
Quanto melhor você conhecer o seu grupo, menor será a probabilidade de enfrentar divergências na hora de decidir o que fazer durante a viagem.
Escolha o destino e reserve as passagens
Agora que você conhece as preferências do grupo, sabe o que deve procurar em uma cidade/região para incluí-la no roteiro, certo? Então, é hora de buscar por esses locais e checar os preços das passagens.
Para isso, tenha os dias da viagem em mente (se possível, datas flexíveis, para encontrar os melhores valores) e crie um alerta em aplicativos como Google Flights ou Skyscanner para receber uma notificação quando houver qualquer alteração no voo.
Se for de ônibus e a viagem acontecer na alta estação, atente à disponibilidade de assentos. Afinal, é um grupo, e conseguir passagens disponíveis para todos pode ser um desafio nesses períodos.
Organize a divisão de gastos
Um dos pontos mais complicados do planejamento de viagens em grupo é o orçamento, pois as pessoas podem ter ideias muito diferentes sobre quanto estão dispostas a gastar nessa situação.
Como um grupo, o ideal é que você acorde com os outros os valores máximos que poderão ser gastos com a hospedagem, transfers etc. Assim, não haverá surpresas na hora do pagamento.
Outro ponto importante é dar a todos uma sugestão de quanto levar e quanto gastar em cada dia. Afinal, você pesquisará sobre o destino e saberá, aproximadamente, o valor necessário para comida, bebida, diversão etc.
Uma última dica que pode facilitar o planejamento orçamentário é criar uma “caixinha compartilhada”, em que cada um contribuirá com um valor previamente estipulado. Esse dinheiro deverá ser usado em situações em que todo o grupo está envolvido, como almoços, por exemplo.
Por fim, lembre de planejar também as programações da viagem, pois algumas delas — museus, por exemplo — podem requerer agendamentos prévios. Além disso, esse planejamento fará com que as pessoas fiquem menos ansiosas ou sentindo que não estão aproveitando ao máximo, o que pode causar estresse nas viagens em grupo.
Gostou de saber mais sobre este assunto e já está pronto para organizar uma viagem com todos os seus amigos? Comece aos poucos e planeje um fim de semana. Que tal em Ilhabela? Leia nossas dicas e faça as malas!
Deixe um comentário