Está pensando em tirar férias, mas ainda não escolheu o mês? Essa é uma decisão muito importante, já a época escolhida vai fazer toda a diferença na sua experiência Então, saiba que viajar na baixa temporada pode ser uma ótima ideia.
Os lugares têm menos pessoas e você pode aproveitar melhor as atrações e a paisagem do destino. Além disso, você pode viajar gastando pouco. É só fazer algumas pesquisas e saber como é vantajoso curtir essa época.
Está pensando em economizar e ter uma viagem mais tranquila? Separamos uma lista com quatro vantagens de viajar fora de temporada. Acompanhe a leitura!
O que é a baixa temporada?
A baixa temporada é o período do ano em que um destino costuma ser menos visitado por turistas. É o sistema de quanto menor a procura, mais baixo o preço fica.
Assim, com a menor procura pelos viajantes, os preços tendem a baixar e a economia é maior. Essa é a época perfeita para curtir mais o local e aproveitar melhor as atrações, que estarão mais vazias.
Quando é a baixa temporada?
A baixa temporada varia conforme o local e a estação do ano. Também existem outros fatores que determinam a alta temporada como, as férias escolares, que caem nos meses de dezembro, janeiro e julho.
Mas, de maneira geral, a baixa temporada no Brasil acontece entre os meses de março até maio e entre agosto, e novembro. Em cidades praianas, a grande procura por viagens ocorre na primavera e verão.
Em termos de passagens aéreas, cada companhia define os seus preços conforme seus critérios.
Quais são as vantagens de viajar na baixa temporada?
1. Economia
O custo da viagem é infinitamente menor na baixa temporada. As passagens caem de valor, as refeições são mais baratas, bem como há queda no preço dos passeios e da diária na hospedagem. E, consequentemente, você poderá viajar mais e passar mais tempo em um destino.
2. Promoções
Nessa época do ano, redes de hotéis, pousadas, companhias aéreas e agências de turismo divulgam grandes saldões com promoções de seus serviços, com preços mais convidativos.
Os lugares que dependem dos turistas para sobreviver, não querem ficar vazios e sofrer prejuízos. Por isso, eles aproveitam as promoções para atrair o público.
Contudo, aqui vai um alerta: apesar de os preços serem mais baixos, fique de olho para não cair em falsas promoções e vítima de golpes, ou comprar serviços de má qualidade. Opte por um site confiável e pesquise bastante as referências.
3. Tranquilidade
As cidades e as suas atrações — bares, parques, praias, museus, restaurantes etc —, não estão lotadas. Assim, a chance de você pegar trânsito, filas e dificuldades para estacionar é bem menor.
Dessa forma, poderá apreciar a cultura local com mais calma e tranquilidade. Além disso, a qualidade do serviço pode ser melhor, já que os funcionários têm menos clientes para atender e podem dar mais atenção.
4. Fotos melhores
Se você já viajou para um lugar cheio, sabe a como é disputar alguns segundos de espaço perto de monumentos e belas paisagens. Ou então, ter pessoas ao fundo atrapalhando a vista.
Viajar em baixa temporada tem essa vantagem. Além de não ter uma multidão ao seu redor, o ambiente fica mais limpo e silencioso. E, claro, será mais fácil tirar suas fotos e achar o melhor ângulo para os cliques, com tranquilidade.
Viajar na baixa temporada tem muitas vantagens. Pode ser a melhor época para você curtir aquele destino que quer tanto conhecer. Por isso, não perca mais tempo, e comece já a fazer o seu roteiro! Não se esqueça de conferir as passagens, hospedagens, passeios, seguro e clima. Você vai ter uma experiência incrível, pode acreditar!
E aí, já viajou na baixa temporada? Compartilhe este post nas redes sociais! Quem sabe seu amigo não está pensando a mesma coisa e você arruma um parceiro para viagens?
Deixe um comentário