O cotidiano da maioria das pessoas é marcado por estresse no trabalho, uma desgastante rotina e muita, muita correira. Se esse é o seu caso, então você precisa dar um tempo e descansar! E viajar sozinho pode ser uma ótima ideia para conseguir atingir esse fim.
Sabe aquele lugar que você sempre quis conhecer, mas nunca teve companhia para ir até lá? Que tal parar de adiar as suas vontades e dar esse presente para você mesmo? Você merece!
A verdade é que as pessoas estão cada vez mais independentes e seguras de si, de forma que viajar sozinho já não é mais um bicho de sete cabeças. Claro que o primeiro passeio sem ninguém mais pode dar um friozinho na barriga e você pode se sentir um peixe fora d’água. Mas, acredite, é só impressão! Com o tempo, você vai tirar isso de letra!
Quer motivos para sair por aí passeando mesmo sem ter nenhum acompanhante. Separamos uma lista com seis vantagens de viajar sozinho. Inspire-se!
1. É mais fácil planejar a viagem
O planejamento da viagem deve ser feito com antecedência, certo? Isso evita a ocorrência de contratempos e suas férias transcorrerão de forma mais sossegada. Você não corre o risco, por exemplo, de ficar sem hospedagem ou de não conseguir comprar ingressos para alguma atração que você queira muito visitar! Também poderá montar o roteiro da maneira que achar melhor!
Viajar sozinho é ter a independência de determinar seu ritmo e fazer o que bem entender. Quer coisa melhor do que ter liberdade de escolha? Decidir para onde, como e quando quer ir, sem depender de outras pessoas, é libertador.
2. Ajuda a tomar decisões
Viajar sozinho vai te proporcionar vivenciar muitas experiências únicas e de maneira intensa. Mas, apesar da insegurança natural, também vai te ensinar a tomar decisões importantes e a sair da sua zona de conforto. Com certeza, o ganho pessoal será a grande recompensa: você vai amadurecer e aprender a ser mais forte.
3. Ensina a confiar nos seus instintos
Viajar sozinho exige cuidado em dobro, é verdade. Afinal, não há ninguém para cuidar de você. É você e pronto! Por isso, será necessário ficar atento ao modo como funcionam as coisas no local. Pesquise informações sobre horário de funcionamento dos meios de transportes, abertura e encerramento das atrações, pontos onde você pode comprar alimentos etc.
Além disso, mantenha seus pertences perto de você e observe tudo ao seu redor. Se presenciar alguma situação suspeita ou sentir que algo está errado, peça ajuda.
4. Aumenta o nível de autoconhecimento
Viajar sozinho é quase um retiro espiritual. Você terá vários momentos para refletir e para se comunicar mais com o seu eu interior. Entenderá melhor a pessoa que é, os seus limites, fraquezas, gostos etc. Ou seja, é uma ótima chance para descobrir mais sobre si próprio. Experimente!
5. Proporciona a oportunidade de relaxar ainda mais
Sair da rotina é muito bom. Ficar sozinho também. Você vai perceber que estar desacompanhado vai te deixar mais relaxado e propenso a curtir muito mais o momento de lazer.
Não haverá riscos de passar por estresse ou impasses sobre qual atração visitar primeiro, qual restaurante escolher para jantar etc. Assim, terá ainda mais tempo para recarregar as energias e ficar novinho em folha!
6. Ajuda a fazer novos amigos
Viajar proporciona a oportunidade de conhecer turistas de vários cantos do planeta. E as chances aumentam quando se está sozinho. Você poderá conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Encontrando outros viajantes que passam pela mesma experiência que você será mais fácil se comunicar e até achar gostos comuns. É uma ótima maneira de deixar a timidez de lado e ser mais sociável.
Apesar de ser mais comum ver pessoas viajando acompanhadas, saiba que isso vem mudando drasticamente. Ninguém mais quer perder a chance de visitar um local porque o companheiro não conseguiu tirar férias no mesmo mês ou porque a amiga não quer viajar.
Viajar sozinho não significa que você não tem amigos. Não deixe de viajar porque não tem companhia. Tenho certeza de que você vai adorar!
Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras matérias sobre o assunto!
Não é à toa que muita gente aproveita o final de semana ou aquele feriado prolongado e faz uma viagem para relaxar a mente e desacelerar o ritmo — afinal, ninguém é de ferro.
Eu amo viajar só,antes ia com minha irmã,agora de uns 4 anos para cá viajo só,cada lugar que vou conheço novas pessoas,isso não tem preço.
Que bom Wilma; venha conhecer a Pousada Ecoilha com atendimento personalizado e ambiente familiar.
Muito bom gostei.
Ótimo Romilda, venha conhecer a Pousada Ecoilha, onde oferecemos um ambiente familiar e um balcão de turismo, onde damos todas as dicas da Ilha!