Quem disse que para se aventurar pelas diversas trilhas no Brasil é preciso ser um expert no assunto? Ao contrário do que se imagina, percorrê-las não é uma tarefa muito difícil se você for aos poucos. Afinal, além dos grupos de expedição e guias/condutores de travessias longas, existem inúmeros trajetos menores que podem ser realizados sem acompanhamento e em poucas horas.
Claro que é preciso ter um bom condicionamento físico — e os equipamentos adequados, quando necessário — para explorar a região e aproveitar todas as belezas naturais que você vai encontrar no caminho.
Pensando nisso, listamos 5 destinos incríveis que você deve conhecer e aproveitar para realizar trilhas bastante famosas. Acompanhe!
1. Petrópolis, RJ
A primeira delas é a travessia de Petrópolis-Teresópolis que liga os dois municípios do Rio de Janeiro. Com aproximadamente 30 quilômetros de extensão e uma duração média de 3 dias, ela é repleta de trechos de difícil acesso por conta das subidas e descidas de importantes morros, como o do Marco, o da Luva e o do Dinossauro.
No entanto, ao chegar ao pico deles você pode desfrutar da linda vista da Serra dos Órgãos, que é repleta de formações rochosas que cortam os céus e são cobertas pelas nuvens.
2. Serra da Bocaina, SP e RJ
Já a Serra da Bocaina, por outro lado, conta com a histórica Trilha do Ouro, que durante o período do Brasil Colônia foi uma importante rota de transporte de ouro e mercadorias entre São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, são 50 quilômetros facilmente percorridos em 2 ou 3 dias por meio das antigas rotas coloniais.
Justamente por isso, ela é ótima para iniciantes em longos percursos, já que, além de ser cercada por cachoeiras, poços e inúmeros vales, também conta com construções seculares ainda intactas e diversos prédios restaurados no caminho — em especial grandes fazendas —, onde é possível fazer paradas para descansar e se alimentar.
3.Ilhabela, São Paulo
Outra das trilhas no Brasil que você não pode deixar de realizar é a do Pico do Baepi, que fica em pleno Parque Estadual de Ilhabela, no litoral paulista.
Com aproximadamente 3,5 quilômetros que podem ser alcançados em poucas horas, ela o leva até o alto do Pico do Baepi que tem 1048 metros de altitude e oferece uma vista paradisíaca não só do encontro da Mata Atlântica com o mar, como também de toda a região de São Sebastião (onde o município se encontra).
A trilha, que é cercada pela densa vegetação local, conta com uma subida de nível médio, é verdade. Porém, ela pode ser tirada de letra com um bom preparo físico e hidratação constante! Além disso, no caminho, é possível ver alguns animais, em especial diversas espécies de aves que habitam a região e dão vida.
4. Chapada Diamantina, BA
Já na Chapada Diamantina, na Bahia, há o famoso trekking do Vale do Pati, que conta com nada mais, nada menos do que 70 quilômetros de extensão e engloba outros vales famosos da região, como o do Capão e o da Guiné.
Os visitantes podem escolher fazer todo o percurso — o que pode levar mais de duas semanas — ou fazer trajetos menores de 5 a 10 quilômetros que ligam os pontos turísticos da área, como a Toca do Gavião, o Mirante da Fenda e a Ruinha, e duram, em média, 4 dias.
Ao se aventurar na Chapada, é preciso estar ciente das grandes altitudes que deixam as trilhas com dificuldade acentuada. No entanto, você pode esperar ser recompensando com belíssimas vistas dos morros, das cachoeiras e dos picos locais.
5. Aparados da Serra, RS e SC
Por fim, há o Parque Nacional de Aparados da Serra, que se estende entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É nele que se encontrar o popular trekking do Rio do Boi. Com 13 quilômetros facilmente percorridos em um dia, a trilha desemboca em um vale dr cânions conhecido pelos acidentes recorrentes com bois que se acidentavam ao atravessá-los — daí vem o nome do local.
O trajeto é bastante simples e não conta com grandes altitudes, declives ou escaladas. No entanto, boa parte dele é realizado atravessando pequenos rios e córregos. Portanto, é preciso se vestir adequadamente para evitar imprevistos e ficar atento quanto à correnteza e às rochas que revestem o solo e, na maioria das vezes, se desprendem sem muito esforço.
Como você viu, não faltam opções de lugares incríveis para fazer trilhas no Brasil. Por isso, vale a pena se planejar para percorrê-las e, de quebra, conhecer a região onde estão inseridas. Sem dúvidas, será uma experiência inesquecível!
E se quer incentivar os seus amigos a lhe acompanharem nessa jornada, aproveite e compartilhe agora mesmo este post com eles nas redes sociais!
Gostaria de receber a agenda de trilhas…
Olá Juscelino; damos todas as dicas para nossos hóspedes durante a estada em nossa pousada.