Cercado pela natureza por todos os lados, o Brasil é um destino bastante procurado quando o assunto é turismo ecológico — florestas, montanhas, praias, cachoeiras, rios e lagoas. O que não faltam são opções incríveis para ficar em contato direto com o meio ambiente e vivenciar novas experiências.

Quer saber como se planejar para uma viagem com foco no turismo ecológico, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de como aproveitar esse momento o máximo possível. Acompanhe!

1. Utilize equipamentos de segurança

Um dos itens essenciais que precisam constar no seu checklist de viagem são os equipamentos utilizados na prática das atividades. Afinal, o ecoturismo requer esforço e pode incluir esportes radicais.

Estamos nos referindo a atividades do tipo arvorismo, parapente, trilhas, ciclismo, escaladas, mergulho, trekking etc. Esse tipo de exercício costuma exigir itens de proteção como capacetes, cordas, tornozeleira, joelheira e vários outros.

Além disso, procure sempre se informar sobre os instrutores. Verifique se eles são profissionais credenciados e se realmente têm a habilidade necessária para acompanhar e preparar os aventureiros, além de conhecer os princípios básicos de primeiros socorros. Portanto, não arrisque sua vida e preze sempre pela sua segurança e bem-estar.

2. Escolha os melhores horários

O horário em que as atividades são realizadas influencia diretamente na qualidade da prática, garantindo o sucesso e a segurança dos participantes. Desse modo, opte pelos turnos que tenham a iluminação solar. Esse recurso favorece o senso de localização e evita que as pessoas se percam, além de trazer mais disposição e segurança.

As atividades marcadas para o turno da tarde podem se estender até a noite. Portanto, esteja preparado e leve itens que ajudam a se virar em ambientes escuros ou dê instruções para os membros para que se preparem e levem esses itens — lanterna, por exemplo.

Por sua vez, o turno da noite é mais indicado para pessoas que já têm algum tipo de experiência e que sejam mais confiantes.

3. Explore os locais com consciência ambiental

O propósito do ecoturismo consiste na prática do turismo aliado ao respeito, preservação e equilíbrio do meio ambiente, visando à educação ambiental. Assim, o viajante que se propõe a esse tipo de atividade deve ter consciência do seu papel e se sintonizar diretamente com a natureza, respeitando a flora e a fauna ao seu redor.

Assim, o lema do turismo ecológico é simplicidade. Por isso, não remova nada que esteja na natureza e recolha todo o seu lixo. A ideia é conhecer o local sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

VEJA TAMBÉM: Guia rápido de Ilhabela

4. Opte pelo mínimo de bagagem

A dica é levar apenas o necessário. Escolha mochilas ergonômicas e confortáveis que comportem itens básicos como lanterna, mantimentos, protetor solar, kit de primeiros socorros, agasalho etc.

As roupas devem ser leves — tops, calças leggings, óculos de sol, boné, luvas, tênis ou botas especialmente para esportes, casaco corta-vento etc. Lembre-se que tudo vai depender das condições climáticas do local. 

O turismo ecológico vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Trata-se de uma maneira de se conectar com a natureza e experimentar a sensação de paz interior e relaxamento. Sua viagem será muito mais interessante e intensa depois dessa experiência.

Quer saber mais sobre essa tendência? Saiba com detalhes como planejar a sua próxima viagem de ecoturismo!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *