A Capital da Vela, no litoral norte de São Paulo, encanta os turistas com suas inúmeras belezas naturais, clima agradável e hospitalidade do povo local. Não é à toa que, anualmente, milhares de visitantes de todos os cantos do país, e também do exterior, dirigem-se à cidade para conhecer os pontos turísticos de Ilhabela.

O arquipélago — a região não é apenas uma cidade, mas sim, um conjunto de ilhas — tem opções para todos os gostos e idades. Desde descansar à sombra das árvores nas áreas do centro a fazer trilhas de nível avançado. Conhecer praias distantes, seja por barco ou caminhando, também é uma opção possível nesta porção da costa brasileira.

Se você está se programando para visitar o município, mas não sabe ao certo o que fazer, não se preocupe! Neste post, listamos as principais atrações que todo turista — e até mesmo morador — deve visitar. Confira!

Cachoeira do Gato

pontos turísticos de Ilhabela

Foto: Márcio-Bortolusso

A Cachoeira do Gato é um dos principais pontos turísticos de Ilhabela, além de ser uma das quedas d’água mais bonitas e imponentes. Com 80 metros de altura, ela pode ser vista até mesmo por quem se encontra próximo à praia. Além de bonita de ser contemplada, é indicada para um bom banho.

Para aproveitar essa piscina natural — formada pela água que vem do paredão rochoso — é preciso fazer uma trilha, que começa na Praia de Castelhanos. Logo após a passagem por essa praia, basta adentrar por 4 km no meio da Mata Atlântica. Uma dica para o percurso é ir de tênis a fim de facilitar a caminhada.

Baía de Castelhanos

Repleta de cenários semidesérticos e trilhas rústicas, a Baía de Castelhanos é perfeita para quem está em busca de sossego e não se importa em colocar o pé no barro para chegar aonde deseja. Com quase 2km de extensão, a praia — que leva o mesmo nome da baía — encanta pela cor azul de suas águas claras.

A Praia de Castelhanos conquista quem gosta de ficar longe do agito mas, nem por isso, deixa de oferecer serviços de bar e restaurante. Esses são administrados pela própria população caiçara — antigos habitantes locais. Para esse passeio, é preciso entrar no Parque Estadual, assim como no caso de diversas outras praias e cachoeiras.

Praia do Bonete

Outro lugar muito buscado por quem visita a cidade é a Praia do Bonete, que está em uma região mais afastada do município e é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Devido ao mar agitado, é própria para o surfe. Para acessá-la, pode-se ir por terra ou pelo mar.

O visitante que opta pela caminhada se depara com belezas naturais de encher os olhos. O caminho é cercado por cachoeiras deslumbrantes, como a pequena e charmosa Cachoeira da Lage. Seguindo adiante, você passa pela Cachoeira do Areado e, enfim, avista do alto da montanha a pacata e belíssima Praia do Bonete.

Cachoeira dos Três Tombos

A Cachoeira dos Três Tombos é umas das atrações naturais mais visitadas pelos turistas que chegam à Ilhabela. Pode-se supor que seu nome seja em função das três quedas d’água que formam o complexo. Essa cachoeira virou parada obrigatória de quem procura piscinas naturais para se banhar e restabelecer as energias.

Vale mencionar que muitos profissionais que lidam com a vida selvagem, especialmente ornitólogos e biólogos, são atraídos para lá. Afinal de contas, o local é propício para a observação e monitoramento de grande diversidade de espécies de aves da Mata Atlântica, como marrecos, savacus, gaviões, rolinhas, corujas, entre outros.

Para completar todo esse conforto e encanto, fica a dica de que é bem fácil chegar até Três Tombos. Afinal, fora a curta trilha disponível para quem quer viver a experiência de ter um contato maior com a natureza, é possível fazer o trajeto de carro a partir da Praia do Portinho.

Praia da Fome

pontos turisticos de ilhabela

Foto: Ilhabela.com.br

Com acesso por barco, a Praia da Fome é ideal para quem deseja viver a experiência de alugar uma embarcação e sentir o vento marítimo que traz aquela sensação de liberdade. Caso não queira ir até a praia exatamente, fazer uma parada para mergulho é possível e aconselhável. Afinal, o mar é calmo e a água transparente.

Esta é uma praia bastante reservada e, além de contar com uma vegetação densa e selvagem, é o lar de pescadores nativos. O lugar também é berço de narrativas históricas. Conta-se que, durante o período colonial, a área foi utilizada para embarque e desembarque de navios que vinham da África.

Praia do Curral

pontos turísticos de Ilhabela

Quem prefere a presença de mais pessoas, certamente vai adorar a Praia do Curral, que tem ótima estrutura para turistas, com serviço de quiosques e bares à beira-mar. Esta é uma das praias mais movimentadas de Ilhabela e atrai, especialmente na alta estação, banhistas jovens que aproveitam-na o dia inteiro. Também é possível alugar barcos, botes e jet skis.

Praia do Perequê

Essa praia é para aqueles dias em que se quer aproveitar os aspectos urbanos de Ilhabela. Afinal de contas, ela fica bem no centro e é bastante movimentada, além de poder ser desfrutada tanto no período diurno quanto noturno. O Perequê apresenta uma infraestrutura completa, com restaurantes, quiosques, quadras de esporte, ciclovia e uma orla convidativa para um passeio à beira-mar.

Uma dica é aproveitar e organizar um passeio completo para o dia inteiro. Comece com uma boa caminhada, depois alugue algum equipamento de mergulho e agende um passeio em uma das agências. Na sequência, almoce com o pé na areia e descanse sob a copa das árvores. Ao fim do dia, que tal visitar as lojinhas?

Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira pode até ser menor do que as demais quando se leva em conta apenas a extensão de areia, que não ultrapassa os 300 metros. Porém, é justamente essa característica que a torna perfeita para quem busca paz e tranquilidade. Pois, além de ser cercada por uma densa vegetação, o fluxo de banhistas é pequeno.

Devido às águas calmas, a área se tornou um reduto para quem quer começar a praticar mergulho, stand up paddle e caiaquismo. Vale ressaltar que não há restaurantes e quiosques no local (e nenhum outro tipo de comércio). Dessa forma, caso queira passar muitas horas, leve alimentos e água.

Parque Estadual de Ilhabela

Criado há mais de 40 anos, o parque abrange uma extensa área de um verde exuberante próprio da Mata Atlântica. Sem falar nos picos com mais de 1.000 metros de altitude, característica que propicia a formação das inúmeras cachoeiras que banham a região. Além das trilhas — em diversos níveis de dificuldade — no meio da vegetação.

A fauna, assim como a flora, precisa ser levada em consideração. Afinal, é de se imaginar que com tanto verde e tanta água, a vida animal seja abundante e bastante diversificada. Não é por acaso que a prática da observação de pássaros está se tornando cada vez mais comum em Ilhabela.

O parque fica aberto diariamente e, para visitá-lo, não é preciso solicitar autorização. A entrada que dá acesso à trilha para a Praia do Bonete fica aberta durante todo o período de funcionamento do parque, que é das 8h às 18h. Já, a entrada para a estrada que leva à Praia de Castelhanos tem as seguintes características:

  • horário para entrar: apenas das 8h às 14h;
  • horário para sair: após às 15h somente.

Praia da Feiticeira

pontos turísticos de Ilhabela

Foto: Tripadvisor

A Praia da Feiticeira pode até ser menor do que as demais quando se leva em conta apenas a extensão de areia, que não ultrapassa os 300 metros. Porém, é justamente essa característica que a torna perfeita para quem busca paz e tranquilidade. Pois, além de ser cercada por uma densa vegetação, o fluxo de banhistas é pequeno.

Devido às águas calmas, a área se tornou um reduto para quem quer começar a praticar mergulho, stand up paddle e caiaquismo. Vale ressaltar que não há restaurantes e quiosques no local (e nenhum outro tipo de comércio). Dessa forma, caso queira passar muitas horas, leve alimentos e água.

Ilha das Cabras

pontos turísticos de ilhabela

Foto: Maremar turismo

A Ilha das Cabras é particular, mas bem ao lado dela há uma área pública em que são realizados batismos de mergulho autônomo. Para chegar até esse ponto, pode-se ir de barco a partir da Praia das Pedras Miúdas, que tem uma curta extensão de areia, e um mar de águas cristalinas.

Ou seja, para aproveitar ao máximo esse santuário ecológico protegido por lei, vale a pena realizar um mergulho, passear de barco ou, até mesmo, alugar um caiaque para remar tranquilamente. Você passará pela experiência de apreciar inúmeros peixes, arraias, tartarugas, entre outros. Lembre-se de levar, se possível, um equipamento fotográfico à prova d’água.

Centro histórico — Vila

Ao contrário do centro das grandes cidades, essa região de Ilhabela costuma receber a maior parte do movimento turístico no período da noite, que é quando restaurantes, cafés e lojas abrem as portas para a badalação. Para aqueles que estão acompanhados de crianças e adolescentes, ir no fim da tarde fazer um lanche e tomar um sorvete são uma ótima pedida.

Um pouco da história, que começou a ser contada com a chegada dos portugueses, ainda está preservada. Antes, porém, é sabido que havia habitantes nativos. No século XVII, foi construída uma igreja — em estilo colonial — que ainda enfeita o centro, assim como o prédio da antiga cadeia e Fórum e que, hoje em dia, é a sede do Parque Estadual.

Além dos pontos turísticos de Ilhabela

Para completar toda essa maravilha, escolher um bom local para se hospedar é essencial para aproveitar bem os dias de lazer. A Pousada Ecoilha, além de oferecer muito conforto em seus quartos com varanda privativa e rede, tem piscina e uma área verde comum a todos os hóspedes. Com um café da manhã completo, disponibiliza alguns serviços exclusivos.

Assim, se você está programando a lua de mel, saiba que na pousada encontrará um cenário muito especial e romântico. E, se quiser passear de lancha ou de jipe, pode ficar tranquilo, pois poderá fazer todas as reservas no balcão de turismo da Ecoilha. Agora, se a ideia for relaxar, você poderá aproveitar a piscina com hidromassagem, a área de leitura e toda a área externa.

Esses são alguns dos benefícios que você encontrará ficando hospedado nessa pousada, que é um mini-paraíso. Então, gostou das dicas de pontos turísticos de Ilhabela? Anote todas elas no seu roteiro para não deixar nada de fora e aproveitar todas as belezas naturais que esse município tem a oferecer.

Será uma grande satisfação poder ajudar! Entre em contato para fazer sua reserva e tirar qualquer dúvida!

4 respostas para “Pontos turísticos de Ilhabela: principais atrações que todo turista não pode perder”

  1. silvia miloco disse:

    Parabéns para matéria, dicas muito úteis.

  2. Francisca disse:

    Parabéns , muito bom 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *